Unidades de Produção

As unidades de produção da FL Florestal são compostas por florestas em plena produção, novos plantios, renovação de plantios existentes e produção de cavaco de eucalipto.

Os plantios próprios, totalizam 2.960 hectares e estão distribuídos em 5 fazendas, num raio de 25km entre cada uma. Em termos de área disponível para plantio, ainda restam 500 hectares de terra de lavoura para implantação de novas florestas de eucalipto.

Todos os plantios foram efetuados com a assessoria da RR AGROFLORESTAL, empresa de consultoria que determinou os parâmetros agronômicos e silviculturais a serem utilizados.

Os plantios utilizaram mudas clonadas, das espécies I144, I224, (Acesita), GG100 (Gerdau), e Clone 58, Clone 62 da Votorantim e AEC 1528 (super clone ACESITA).

Em todos os talhões foram utilizadas calagens de correção e gessagem, bem como adubações de plantio de adubos com fósforo disponível, e de cobertura no primeiro ano. A cada ano, avaliações nutricionais são realizadas por amostragem, para adubações de correção, geralmente por aplicação aérea.

O incremento projetado para o empreendimento foi de 55m3 por hectare/ano ou 82mst por hectare/ano.

Com base nos incrementos anuais já comprovados por inventários realizados, hoje as florestas próprias possuem mais de 1.150.000mst de Madeira, ou 770.000m3. As florestas adquiridas de terceiros totalizam mais de 1.000.000m3.

A Colheita atualmente é realizada pela equipe da FL FLORESTAL, bem como o transporte da madeira para suas unidades, com base em preços correntes de mercado.

Hoje, a FL FLORESTAL utiliza equipamentos florestais de colheita mecanizada (FellerBuncher, garras traçadoras, skidder, auto carregáveis, log loader e máquinas de produção de cavaco).